sábado, 6 de julho de 2013

Manifesto ao Governo do Estado da Bahia

Posted by Reune, Ilhéus!  |  at  17:52 No comments



Ilhéus, 27 de junho de 2013.

Ao Exmo. Sr. Jaques Wagner,
Governador do Estado da Bahia.

Manifesto ao Governo do Estado da Bahia

Integrando-se aos movimentos realizados nacionalmente, a população de Ilhéus tem ido às ruas protestar em prol da melhoria dos serviços públicos prestados na cidade. Este movimento, chamado de “Reúne Ilhéus”, é apartidário e suprapartidário, com horizontalidade em sua liderança – promovida por meio de assembleias, e composto por cidadãos com diferentes atuações sociais.




Estes manifestos surgiram no Brasil como um todo e em Ilhéus devido à falta de respeito com o cidadão. A população está cansada de ser mal atendida em serviços públicos de baixa qualidade, não consegue mais pagar caro em transporte público com ônibus velhos, sem pontos de ônibus e sem transbordo; não aceita mais morrer aguardando o atendimento médico no SUS; ter seus jovens aliciados pelo tráfico de drogas por não se sentirem atraídos à escola e por não terem oportunidades de trabalho e renda mais atrativas; por ter uma cidade inóspita a este próprio cidadão que paga seus impostos diariamente e não recebe o retorno devido.

Para o Governo Municipal, os manifestantes requerem melhorias no sistema de transporte público e redução da tarifa para R$ 2,00 (dois reais) para toda a população; passe-livre para estudantes, idosos e deficientes; transparência nos contratos de transporte e nos balancetes das empresas com concessão; investimento em transportes alternativos e sustentáveis; atendimento de 100% das escolas municipais com professores e merendas; plano de funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento e plano de pagamento dos salários atrasados de servidores públicos.
Entendemos também que a melhoria na prestação de serviços públicos depende do Governo Estadual, e para este, os requerimentos são:

1) SAÚDE
A melhoria da gestão e do atendimento de saúde em Ilhéus é fundamental para manter a dignidade dos cidadãos. Todos devem ter acesso ao Sistema Único de Saúde e este deve ser de qualidade.
O índice de mortalidade infantil no ano de 2011 foi de 24 por mil nascidos vivos, deixando a cidade em um mesmo nível que Suriname, Egito e Argélia. O índice de 24 por mil está acima da média baiana (de 21 por mil) e acima da média nacional (de 16,8 por mil).
No índice do Desempenho do SUS, o Estado da Bahia encontra-se na 14ª posição nacional com a nota média de 5,39 e Ilhéus tem nota de 4,82 – mesma nota que Barra do Mendes, Cafarnaum e Nova
Foto: Cid Póvoas
Redenção – deixando a cidade na 350ª posição no Estado da Bahia (entre 417 municípios). Ilhéus está entre as cidades que compõem 20% das quais obtiveram nota menor que 4,9 em todo Brasil.
As medidas abaixo devem ser tomadas em caráter emergencial para que as notícias colocadas em anexo não se repitam:
- Melhorias emergenciais no atendimento e reformas estruturais no Hospital Regional Luiz Viana Filho, condição necessária para a higiene hospitalar;
- Realização de auditoria no Hospital Regional Luiz Viana Filho, procurando melhorar o atendimento médico e impedir cobranças indevidas realizadas por servidores;
- Total transparência na gestão do Hospital Regional Luiz Viana Filho, com audiências públicas para prestação de contas financeiras e constante atualização da agenda de atendimento médico;
- Implantação de UTI Neonatal e aumento de leitos neonatais;

2) EDUCAÇÃO
- Melhoria do indicador de Abandono Escolar no Ensino Médio (que atualmente está em 8,35% dos estudantes);
- Construção e manutenção de bibliotecas nos Colégios Estaduais de Ilhéus;
- Adaptação da estrutura dos Colégios Estaduais para acessibilidade de pessoas com deficiência;
- Investimento na construção de laboratórios de ciências;
- Investimento em artes e cultura;

3) INVESTIMENTO EM MOBILIDADE URBANA
- Implantação do Programa Cidade Bicicleta em Ilhéus, por meio de parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia;
- Concessão de transporte público gratuito para estudantes, idosos e deficientes.

4) TRANSPARÊNCIA TOTAL DURANTE A CONSTRUÇÃO DA PONTE CENTRO-PONTAL
- Realização de audiências públicas de prestação de contas e disponibilização dos balancetes mensais e extratos bancários.

5) AUDITORIA DA EMBASA
- Realização de auditoria ambiental e de qualidade da água constante na EMBASA – Escritório Regional de Ilhéus, e tomar providências para sanar as irregularidades encontradas durante a auditoria.
A implantação destas medidas fará jus à Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus que o senhor recebe hoje, e assim a população ilheense poderá realmente perceber que existe interesse e preocupação com a dignidade de sua população partindo do Governo do Estado da Bahia.
Vale a pena lembrar que, neste momento nacional somos manifestantes, mas que, novamente, no ano que vem seremos eleitores e nosso apoio aos candidatos e partidos terá relação direta com a boa prestação de serviços e com a responsabilidade assumida por cada um destes.

Reúne Ilhéus

Tags:
Reúne Ilhéus

Movimento Popular, horizontal, sem líderes, apartadidário e suprapartidário, que está na luta por uma cidade melhor

Receba Atualizações

Inscreva-se para receber as notícias por email

Compartilhe

Posts Relacionados

0 comentários:

Copyright © 2013 REÚNE, ILHÉUS!. WP Reune Ilhéus converted by BloggerTheme9
Tradução:Reune Ilheus
back to top